Subscribe Now
Trending News

Catanduvas

Apresentação

O nome Catanduvas tem origem tupi: kaá (mato), atã (duro) e nduva (variação fonética de tyba = reunião, ajuntamento), ou seja ajuntamento de mata dura. Esse nome dado à cidade derivou-se de um mato rasteiro ou campo cerrado que havia aqui, quando a cidade foi fundada. Os moradores mais antigos contam que essa vegetação era abundante na região e que com a passagem das tropas por aqui, a localidade começou a ser chamada de Catanduvas devido a esse vegetal. A emancipação político-administrativa do distrito deu-se em 1963 com a Lei nº 869 de 22 de janeiro de 1963.

Hoje, são aproximadamente 11 mil habitantes, sua extenção é de 221,3 Km². O clima segundo Kopper é mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões frescos. A temperatura média anual é de 16,9 ºC, como consequência do clima e do relevo, sem estação seca. No verão a brisa constante ameniza o calor. Altitude: 945m, latitude 27º,04’14”S e longitude 51º 39’ 42” W.

A região oeste de Santa Catarina foi uma das últimas áreas a receber os imigrantes, hoje denominados como desbravadores ou pioneiros. Os caboclos que até então compunham a população do oeste, a maioria pobres, apossavam-se das terras e iam desbravando os sertões. Somente por volta de 1916, quando cessou a Guerra do Contestado, é que iniciou a colonização com a vinda de um contingente populacional composto principalmente por imigrantes italianos, alemães e, em menor escala de poloneses, oriundos das antigas colônias do estado do Rio Grande do Sul.

O município é grande produtor de erva-mate contando com cinco ervateiras: Materva, Regina, Catanduvas, Jacutinga e Verdinha e a cidade com o título de Capital Catarinense do Chimarrão, promove, a cada dois anos, a Festa do Chimarrão. Este evento reúne grande público nos seus três dias de festa sendo considerado o maior dos eventos do município, realizada de dois em dois anos, tradicional reunindo a cada edição milhares de visitantes.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 197.297 km (IBGE/2016)
População: 10984 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°04’1
Longitude: 51°39’4
Altitude: 945 m
Cidades próximas: Vargem Bonita, Água Doce, Joaçaba, Luzerna, Jaborá, Irani.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Catanduvas

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Catanduvas.

Saiba Mais

Localização

O acesso pode ser realizado a partir da BR-282.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 137 km do Município de Catanduvas.