facebook instagram
Portal de Turismo de
Catanduvas

Catanduvas


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

O nome Catanduvas tem origem tupi: kaá (mato), atã (duro) e nduva (variação fonética de tyba = reunião, ajuntamento), ou seja ajuntamento de mata dura. Esse nome dado à cidade derivou-se de um mato rasteiro ou campo cerrado que havia aqui, quando a cidade foi fundada. Os moradores mais antigos contam que essa vegetação era abundante na região e que com a passagem das tropas por aqui, a localidade começou a ser chamada de Catanduvas devido a esse vegetal. A emancipação político-administrativa do distrito deu-se em 1963 com a Lei nº 869 de 22 de janeiro de 1963.

Hoje, são aproximadamente 11 mil habitantes, sua extenção é de 221,3 Km². O clima segundo Kopper é mesotérmico úmido, sem estação seca, com verões frescos. A temperatura média anual é de 16,9 ºC, como consequência do clima e do relevo, sem estação seca. No verão a brisa constante ameniza o calor. Altitude: 945m, latitude 27º,04’14”S e longitude 51º 39’ 42” W.

A região oeste de Santa Catarina foi uma das últimas áreas a receber os imigrantes, hoje denominados como desbravadores ou pioneiros. Os caboclos que até então compunham a população do oeste, a maioria pobres, apossavam-se das terras e iam desbravando os sertões. Somente por volta de 1916, quando cessou a Guerra do Contestado, é que iniciou a colonização com a vinda de um contingente populacional composto principalmente por imigrantes italianos, alemães e, em menor escala de poloneses, oriundos das antigas colônias do estado do Rio Grande do Sul.

O município é grande produtor de erva-mate contando com cinco ervateiras: Materva, Regina, Catanduvas, Jacutinga e Verdinha e a cidade com o título de Capital Catarinense do Chimarrão, promove, a cada dois anos, a Festa do Chimarrão. Este evento reúne grande público nos seus três dias de festa sendo considerado o maior dos eventos do município, realizada de dois em dois anos, tradicional reunindo a cada edição milhares de visitantes.

Imagem ilustrativa região turística Vale do Contestado

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

Saiba mais sobre a região Vale do Contestado acessando o
IDMS de Catanduvas
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Catanduvas.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC 418 km 5 horas 38 minutos Ver mapa >
Blumenau, SC 339 km 5 horas 13 minutos Ver mapa >
Joinville, SC 412 km 6 horas 9 minutos Ver mapa >
Chapecó, SC 139 km 2 horas 1 minuto Ver mapa >
Lages, SC 195 km 2 horas 35 minutos Ver mapa >
Criciúma, SC 394 km 5 horas 50 minutos Ver mapa >
Porto Alegre, RS 441 km 6 horas 41 minutos Ver mapa >
Curitiba, PR 368 km 5 horas 26 minutos Ver mapa >
São Paulo, SP 793 km 10 horas 47 minutos Ver mapa >
Brasília, DF 1.647 km 20 horas 51 minutos Ver mapa >